• Matéria: História
  • Autor: lauramuscardi
  • Perguntado 9 anos atrás

1.
Os termos “árabe” e “muçulmano” não são sinônimos. Dessa forma, nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe. Explique essa afirmação.
2.
Depois que foi fundado, no século VII, o islamismo se difundiu rapidamente por regiões da África, da Ásia e da Europa, originando um grande império. De que forma essa expansão favoreceu o intercâmbio entre diferentes culturas e conhecimentos no período? Cite exemplos.
3.
Meca, Medina, islã, Alcorão, Maomé, Península Arábica, Hégira. Qual
a relação existente entre essas palavras? Redija um texto utilizando todos esses termos. Fique atento com a pontuação, a linguagem e o encadeamento do texto, para que ele fique claro e coerente.
Consulte a seção Aprenda a fazer: um texto expositivo, no começo do livro. Ao final, releia o texto antes de entregá-lo.
APLICAR
4.
Segundo a tradição, as palavras reveladas por Alá a Maomé foram registradas pelos homens letrados da comunidade e compiladas, muitos anos depois, em um livro sagrado, o Alcorão. Leia a seguir uma passagem do Alcorão para responder às questões.
“Os incrédulos, entre os adeptos do Livro [judeus e cristãos], bem como os idólatras, não desistiriam da sua religião, a não ser quando lhes chegasse a Evidência:
Um mensageiro de Deus, que lhes recitasse páginas purificadas,
Que contivessem escrituras corretas.
Os adeptos do Livro não se dividiram, senão depois de lhes ter chegado a Evidência,
E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião. [...]”
Al Bayinat (A Evidência). 98a surata revelada em Medina.
Disponível em www.dhnet.org.br/dados/livros/memoria/mundo/alcoraoint.pdf.
Acesso em 17 jan. 2014.
Identifique os dois períodos da história árabe contidos nesse trecho.
Quem eram os idólatras citados no texto sagrado? E o que seria a “Evidência”?
Quais dos cinco pilares do islamismo foram citados nesse trecho do Alcorão? Quais são os demais pilares do islã?
5.
A charge a seguir apresenta três catedrais hostilizando uma pequena mesquita, que se retrai, amedrontada com tal atitude. Analise-a.

PISMEDTROVIC/CARTOONARTS INTERNATIONAL/THE NEW YORK TIMES SYNDICATE

Charge de Pismedtrovic publicada no jornal Kleine Zeituna, 2009.
Agora, leia o seguinte texto com muita atenção. Depois, responda às questões.
A Anistia Internacional alertou [...] para a discriminação de muçulmanos em diversos países europeus, principalmente na área da educação e no mercado de trabalho [...]. [...] alguns [...] países adotaram leis contra o uso de véus cobrindo o rosto ou o de símbolos religiosos nas escolas. [...]
Ele [relatório da AI] também critica [...] a Suíça, pela lei de 2009, que proíbe a construção de novas minaretes nas mesquitas, e a região da Catalunha, na Espanha, onde os muçulmanos são obrigados a orar ao ar livre porque as autoridades locais se recusam a aprovar projetos para a construção de mesquitas alegando que elas são incompatíveis com as tradições e a cultura da Catalunha.”
Anistia Internacional afirma que muçulmanos são discriminados na Europa,
24 abr. 2012. Deutsche Welle. Disponível em www.dw.de/anistia-internacional-
afirma-que-mu%C3%A7ulmanos-s%C3%A30-discriminados-na-europa/a-15906638.
Acesso em 17 jan. 2014.
Que religiões os personagens da charge representam?
Que atitude, cada vez mais frequente na Europa, pode ser identificada na charge? O texto e a charge mostram a mesma atitude? Justifique.
Você estudou que o islã se difundiu também pela Europa, especialmente na Península Ibérica, com o califado de Córdoba. É possível dizer que os árabes que ocuparam o território naquela época adotaram, com os cristãos e os judeus, a mesma atitude que os europeus em relação aos muçulmanos nos dias de hoje, como o texto e a charge sugerem? E os países islâmicos atuais, como Arábia Saudita, Egito, Iraque, Nigéria e Afeganistão, têm a mesma atitude de tolerância que tinham os árabes do califado de Córdoba? Justifique.

Respostas

respondido por: californication
101
1-Árabe é uma pessoa de uma determinada nação, ou seja, nativa em de determinado lugar, nesse caso a Arábia. Mas que é muçulmano é de uma religião determinada que preza Alá e segue o alcorão.
Falar que todo árabe é muçulmano, é um esteriótipo além de racista generalizado.
Pois independente do lugar que vivemos podemos escolher qualquer religião.
Assim,podem brasileiros serem muçulmanos e árabes católicos, etc.
Perguntas similares