Respostas
Boa noite! Tudo bem?
Isso está ligado ao Fato Social. Como funciona?
A sociedade está ali, se socializando, criando relações sociais e modificando as instituições sociais. Tudo na paz, na ordem social.
Porém, vamos imaginar que um indivíduo entre em um estabelecimento sem máscara durante a pandemia. O que acontece? Como nós mesmos modificamos as instituições, já que surgiu uma doença respiratória pandêmica, mudamos nossos hábitos (que formam e modificam instituições), usando máscara e álcool em gel, todo mundo se conscientizando. Aos poucos, isso foi se enraizando e todos começaram a levar isso como rotina do dia a dia. Pode até se dizer que se tornou um "traço cultural".
Mas daí, todo mundo com máscara naquele estabelecimento vê o indivíduo entrar sem máscara. "Opa, espera aí! Não pode entrar sem máscara! Tá na lei!". Alguns podem comentar "Estamos em pandemia!", e por aí vai.
Nesse caso, a sociedade não considera esse comportamento como "correto", afinal é uma nova conduta que todos precisam seguir, para que as relações continuem ocorrendo normalmente. E, ao alguém violar esse novo comportamento comum, a sociedade irá cobrar desse indivíduo o comportamento certo. E não só a sociedade, mas as instituições como o Estado, já que ele determinou uma lei onde necessita o uso de máscaras em locais privados e abertos (alguns estados já liberaram o não uso de máscara em locais abertos se eu não me engano).
Por isso, Durkheim diz que a sociedade cobra e "faz agir" conforme o comportamento esperado, por já ser um padrão pela maioria dos indivíduos inseridos ali.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pode me chamar!