• Matéria: Português
  • Autor: ggdtgvd654
  • Perguntado 3 anos atrás

Após o sofrimento vivido, o médico ignaz philipp semmelweis continuou trabalhando no hospital em viena? Comente

Respostas

respondido por: carolsabreu
0
contaminação cadavérica com a febre puerperal, concluindo que os médicos e os estudantes carregavam “partículas cadavéricas” em suas mãos das necropsias para as salas de parto, enquanto as parteiras não tinham contato com os cadáveres ou necropsias. Ele instituiu então a prática de lavagem de mãos para médicos e estudantes de medicina com solução de cal clorada (hipoclorito cálcico) antes dos partos. O resultado desta prática foi a queda nos índices de mortalidade materna.

Mas apesar dos bons resultados, as condutas de Semmelweis foram contestadas e rejeitadas por seus superiores: houve preconceito por conta da sua nacionalidade húngara, conflito com a opinião estabelecida e ele terminou sendo demitido por motivos políticos, pois defendia a independência de seu país, Hungria, do império austríaco.

A hipótese de Semmelweis foi reconhecida anos depois de sua morte, quando o químico francês Louis Pasteur (1822–1895) desenvolveu a teoria dos germes das doenças, revolucionando o combate às infecções – Pasteur confirmou, com suas experiências científicas, as observações de Semmelweis, assim como o cirurgião e pesquisador britânico Joseph Lister (1827-1912), considerado o “pai” da cirurgia moderna por ter desenvolvido as técnicas de antissepsia em cirurgias.

Como reconhecimento tardio ao trabalho desenvolvido por Semmelweis, em 1894 foi erguido um monumento em sua homenagem, na cidade de Budapeste.
Perguntas similares