A identificação de parasitos através da observação direta ao microscópio, consiste em um dos principais meios de diagnóstico das parasitoses. Conhecer a morfologia dos indivíduos adultos, bem como dos ovos e formas larvais é, portanto, essencial para um correto diagnóstico e tratamento deste tipo de enfermidade. Com relação as características morfológicas dos vários estágios do Schistosoma mansoni, analise as afirmativas a seguir. I- O parasito macho adulto apresenta como uma característica morfológica a presença de duas ventosas, uma ventosa oral e uma ventosa ventral. II- O ovo dessa espécie pode ser identificado pela presença de uma espícula lateral. III- O miracídio corresponde a um estágio larval do Schistosoma mansoni, caracterizado por ser achatado dorso-ventralmente, apresentando as bordas ciliadas. IV- A cercária corresponde a um estágio larval do Schistosoma mansoni, caracterizado pela ausência de motilidade e ausência de ventosas. É correto o que se afirma em:.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Correta: I, II e III.
Explicação:
A IV está incorreta, pois há ventosas na parte superior.
respondido por:
0
A esquistossomose é uma doença causada por parasitas, mas não é a cercária que é o seu estado larval, essa é a fase adulta do parasita, ela é quem causa a doença, apesar de que a maior parte da ação parasitária se dá com as larvas (I, II e III).
Mais sobre a Schistosoma mansoni:
Essa doença é causada pelo platelminto chamado de schistosoma, que é um parasita gástrico que parasita os intestinos, ele é o causador da doença chamada de barriga d’água, está relacionada regiões com pouco ou nenhum saneamento básico.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás