Fábia comentou na sala que sua mãe é Rh- e seu pai Rh+. Ela engravidou e na primeira consulta, o médico comentou que a criança após nascer, é preciso, verificar o fator Rh. Por que será? Comente e diga o que poderá acontecer?
Respostas
Resposta:
Risco de Eritroblastose Fetal
Explicação:
Mulheres Rh negativo que tem filhos Rh positivo ficam sensibilizadas em relação a esse fator, ou seja, o corpo durante a gravidez produziu anticorpos contra esse tipo diferente de sangue, porém sem tempo suficiente para afetar o bebê. O perigo em si disso é na próxima gestação (se tiver) e o bebê for Rh positivo o próprio corpo da mãe vai atacar a criança por já ter anticorpos contra esse tipo de sangue, causando uma anemia chamada Eritroblastose Fetal.
A preocupação do médico é válida, visto que ao constatar que a criança é fator positivo é dado uma injeção na mãe para que os anticorpos já produzidos pelo seu corpo morram e não se produza mais. Assim, acaso a mulher tenha outro filho positivo não haverá problemas, como não houve do primeiro filho, sendo necessário novamente aplicar a injeção para que ela possa ter o terceiro filho sem preocupação.