Respostas
Resposta:
É constituído apenas por jornadas soltas, canções e danças religiosas ou profanas, de épocas e estilos variados.
Explicação:
Este pastoril Norte-Riograndense surgiu no início do século XX, vindo da vertente do pastoril religioso galegoportuguês que se ressignifica nesses municípios a cada representação.
Em São Gonçalo do Amarante, por exemplo, além do Pastoril de Dona Joaquina, há os pastoris Estrela de Belém, Estrela Guia e Estrela do Norte em sua vertente religiosa. Esses pastoris exibemse em apresentações culturais nos distritos rurais e sede da cidade em eventos de cunho religioso ou em períodos festivos da cidade.
Em CearáMirim quem comandou os pastoris nos tempos áureos foi a família Américo. Este pastoril de caráter profanoreligioso é lembrado por uma das pastoras como um “pastoril de entontar”. O mesmo já perdura a mais de seis décadas sendo que o mesmo teve suas fases de declínio e de apogeu. Apresenta uma característica peculiar em sua formação de pastoras sendo doze para cada cordão acompanhadas da Mestra, Contramestra, Diana, Estrela, Florista, Anjo, Velho e um conjunto de sanfoneiros que acompanham as cançonetas interpretadas pelas pastoras.