Para Ramos apud Machado (2003), a contextualização é “o meio pelo qual se enriquecem os canais de comunicação entre a bagagem cultural, quase sempre essencialmente tácita, e as formas explícitas ou explicitáveis de manifestação do conhecimento”. Podemos considerar, dessa forma, que existem muitas formas de contextualizar os conteúdos. Abaixo estão especificadas alguns temas e a forma de ensino. I - Para contextualizar uma aula para filhos dos agricultores do “Movimento sem-terra” (MST), a professora pode fazer uso das causas que o movimento luta para ensinar aos estudantes. II - Na tribo indígena é ideal para contextualizar uma aula é usar argumentos que incentivem os estudantes a valorizar as características urbanas e entendo a importância da mudança de cultura. III - Pensando em ensinar sobre a alimentação, uma professora da comunidade Quilombola, trouxe informações nutricionais sobre seus costumes alimentares. Assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
0
As alternativas corretas estão em I e III. Falar sobre a cultura indígena trazendo os espaços urbanos como ponto de referência é uma prática sem fundamento e antiética.
A cultura indígena está presente em nosso território antes da chegada dos colonizadores, logo, os povos originários possuem costumes, valores, linguagens, signos e mitos que são anteriores ao processo de urbanização. Por isso devemos nos atentar sobre esse tipo de saber sem uma base científica correta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás