Respostas
Resposta:
A pena de morte ou a pena capital é a condenação de um indivíduo à morte por ter cometido um crime. Em países ocidentais, essa era uma condenação mais típica nas sociedades pré-modernas, nas quais o rei ou o soberano tinha o poder de fazer alguém morrer por seus crimes, ou permiti-la viver. No mundo atual, a pena de morte é considerada muitas vezes como uma barbárie – uma prática arcaica e inadequada –, sendo mal vista por órgãos internacionais.
Explicação:
CONTRA A PENA DE MORTE
Direito básico da vida: considerando a vida um direito básico do indivíduo, levar alguém à morte por seus crimes – que podem ter sido realizados por diversas razões – seria inadequado. Esse argumento pode estar relacionado, por exemplo, com aqueles que são também contra o aborto.
Ineficácia na redução da criminalidade: as experiências em países com a pena de morte demonstram que os crimes e a violência não diminuem com a existência desse tipo de punição. Portanto, o medo de ser condenado à morte não é um fator determinante na redução da criminalidade.
A liberdade: um dos fundamentos filosóficos das sociedades ocidentais, a liberdade, é podada com a pena de morte. Isso porque esse modo de punição exclui a possibilidade de mudança, retirando, em vez disso, as ações individuais ao condenar a pessoa à morte.
Julgamentos injustos: já são conhecidos casos de julgamentos conduzidos erroneamente, acabando por executar uma pessoa que não era de fato culpada. O caráter irreversível da morte acaba colocando em questão a veracidade dos julgamentos. Além disso, grupos minoritários politicamente (como a população negra) é quase sempre mais vulnerável para se defender de acusações.
Vinganca não é justiça social: entendendo a criminalidade como um problema social, não é possível resolvê-la no plano individual, como se fosse apenas uma questão de vingança ou fazer o criminoso “pagar pelo que fez”. Ao contrário, ver a questão dessa maneira individualista só mascara os reais problemas a serem resolvidos no plano da sociedade.
Outros argumentos sociológicos e filosóficos podem surgir para ir contra a pena capital. As pessoas que são contra esse tipo de condenação são diversas e podem ser muitas as razões pelas quais elas tomam essa posição. Nesse contexto, é importante lembrar que a posição de importantes organizações internacionais como a Anistia Internacional.