Respostas
Resposta:
A outra classificação baseia-se na comparação entre os lados. Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Explicação passo a passo:
Isósceles
Caracterizado por ter dois lados com a mesma medida, chamados de congruentes, e um diferente, que geralmente é usado como base do triângulo. Nesse triângulo, os dois ângulos adjacentes à base também são congruentes.
Escaleno
No triângulo escaleno, os três lados possuem medidas diferentes umas das outras e, consequentemente, os ângulos são diferentes entre si.
Equilátero
É o triângulo cujos lados são todos congruentes, ou seja, têm a mesma medida. Com isso, os três ângulos também são iguais e medem 60 graus.
Retângulo
A principal característica desse triângulo é a presença do ângulo reto (que mede 90 graus). O lado que se opõe ao ângulo reto se chama hipotenusa e os dois outros são denominados cateto adjacente e cateto oposto. Os dois outros ângulos são agudos, pois medem menos de 90 graus.
Obtusângulo
O triângulo que possui um ângulo maior que 90 graus é chamado de obtuso ou de obtusângulo.
Acutângulo
Nesse tipo de triângulo, todos os ângulos são agudos, ou seja, menores que 90 graus.