Um paciente alcoólatra desenvolveu uma pancreatite que afetou a função exócrina do pâncreas, ou seja, a liberação de suco pancreático contendo enzimas. Ele exibe desconforto após se alimentar com uma dieta rica em carboidratos. O paciente terá provavelmente dificuldade em digerir qual dos carboidratos abaixo: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Amido
b. Sacarose
c. Lactose
d. Maltose.
Respostas
Resposta:
A - Amido
Explicação:
Haverá prejuízo na função da amilase pancreática.
A amílase pancreática atua sobre o amido (polissacarídeo de cadeia longa) que não foi desdobrado na boca em moléculas mais simples, transformando-o em maltose (dissacarídeo), já que a atividade da amílase salivar termina ao chegar ao meio ácido do interior do estômago.
A maltose e os restantes glicídos serão degradados por enzimas específicas (dissacaridases e oligossacaridases) presentes no suco entérico, libertado pelas células de Brunner e de Liberkühn, no intestino delgado.
A secreção da amílase pancreática apenas ocorre depois das refeições, verificando-se um aumento da mesma devido a estímulos parassimpáticos da atividade do pâncreas, a qual é também incrementada pela distensão do duodeno e pela ação das hormonas secretina e colecistocinina.