Respostas
Resposta:
Introdução: um pouco de história, epidemiologia, e algumas definições (uso/ abuso/ dependência e adição; tolerância e síndrome de abstinência; craving ou fissura).
As principais drogas de abuso: lícitas e ilícitas; drogas prescritas com potencial de abuso; principais efeitos agudos e crônicos no cérebro e em todo o organismo; principais padrões de uso.
Neurobiologia da adição: mecanismo neurobiológico comum entre as drogas; as fases do desenvolvimento da adição; teorias que explicam a adição.
Tratamento: Tratamento das diferentes fases do uso de drogas de abuso; as bases teóricas do tratamento da adição; modalidades de tratamento da adição.
Prevenção: Níveis de prevenção, instrumentos que auxiliam na detecção dos problemas decorrentes do uso de drogas; a importância da prevenção, a prevenção na e pela sociedade.
Introdução
Explicação: O consumo de substâncias psicotrópicas (NOTA:3As substâncias psicotrópicas são substâncias que alteram o comportamento, o humor e a cognição, possuindo propriedade reforçadora, sendo, portanto, passíveis de auto-administração (WHO, 1981), conseqüentemente podem levar ao abuso e à dependência.) é bastante freqüente em nossa sociedade e a partir de uma revisão histórica da civilização humana, pode-se observar que a droga se fez presente no cotidiano do homem desde as primeiras notícias de sua existência. Tanto nas civilizações antigas quanto nas indígenas, as plantas psicotrópicas como o ópio, a coca e a maconha, eram bastante utilizadas para curar doenças, afastar espíritos maus, obter sucesso nas caçadas e nas conquistas e atenuar a fome e o rigor do clima de determinadas regiões. Essas plantas estavam ligadas a rituais religiosos, culturais, sociais, estratégico militares, entre outros
espero ter ajudado bjuss