A litíase renal constitui-se como uma afecção que acomete diversos indivíduos. Dificilmente é diagnosticada antes de seus sintomas, que geralmente leva os pacientes à necessidade de um pronto-atendimento. Com maior frequência esses cálculos são causados pelo cálcio e estão associadas a alterações bioquímicas, exceto:
Escolha uma opção:
a. PH urinário persistentemente alcalino. B. Baixo volume urinário. C. Hipocalciúria. D. Hiperoxalúria. E. Hipercalciúria. .
Respostas
Resposta:
A frequência da formação dos cálculos constituídos por cálcio é devido à diversos fatores, exceto a Hipocalciúria. Letra C
Explicação:
Na urina, existem diversos elementos químicos que quando combinam produzem sais insolúveis, levando à formação de cristais. Os cálculos renais se originam do crescimento e agregação desses cristais. Algumas condições favorecem a formação desses cristais, como: supersaturação da urina, (hiperoxalúria - superprodução de oxalato de cálcio; hipercalciúria - aumento da excreção urinária de cálcio), hiperexcreção de solutos, volume urinário reduzido, alterações do pH e também a deficiência dos inibidores da cristalização.
Tudo está relacionado, a hiperescreção de solutos pode levar a supersaturação da urina a qual também pode estar associada ao baixo volume urinário.
Vale ressaltar também que, pH ácido (<5,0) favorece a cristalização de ácido úrico e cistina e o pH alcalino (>7,0) favorece a cristalização de fosfato de cálcio e estruvita.