O óvulos podem apresentar diferentes concentrações de reserva nutricional, o vitelo. Com relação a esse fato, informe os tipos de óvulos e suas respectivas formas de segmentação.
Respostas
O tipo do óvulo de cada animal é determinado durante seu desenvolvimento, de acordo com sua necessidade, podendo ser de quatro diferentes tipos:
- oligolécitos;
- mesolécitos;
- centrolécitos;
- telolécitos.
Dessa forma, a forma de segmentação também variará, podendo ser divididas em: holoblástica (total) e meroblástica (parcial).
Como dito, o vitelo é fator importante na determinação dos óvulos.
Animais ovíparos necessitam de mais vitelo já que o tempo dos embriões no interior dos óvulos é maior. Já os vivíparos não necessitam de grande quantidade de vitelo, já que logo após a fecundação os embriões passam a receber nutrientes pelo cordão umbilical.
Vamos especificar melhor:
1) Óvulos Oligolécitos: existe uma quantidade muito pequena de vitelo distribuída de forma igual no citoplasma. A segmentação/clivagem nesse caso é holoblástica, uma vez que todo óvulo sofre divisão, formando blastômeros de tamanhos bastante semelhantes.
2) Óvulos Telolécitos: nesses óvulos existe uma enorme quantidade de vitelo em seu polo vegetativo, portanto a clivagem ocorrerá somente no polo animal formando a camada de células chamada “cicatrícula”, sendo denominada, assim, segmentação meroblástica.
3) Óvulos Mesolécitos: Possuem uma quantidade mediana de vitelo, ficando entre os oligolécitos e os telolécitos. Nesses óvulos, o vitelo está concentrado no polo vegetativo, por isso, a clivagem holoblástica ocorre no polo animal, onde não há vitelo, sendo mais rápida e formando células pequenas.
4) Óvulos Centrolécitos: Como diz o nome, nestes óvulos, a quantidade razoável de vitelo fica concentrada na região central. Durante seu processo de segmentação meroblástica, o vitelo não se divide, somente o núcleo que posteriormente migra para a periferia da célula após várias divisões.
ESPERO TER AJUDADO.