• Matéria: Sociologia
  • Autor: veverson250
  • Perguntado 3 anos atrás

Como a miscigenação era concebida no Brasil do século XIX? * 1 ponto (A) A miscigenação como elemento unificador das etnias existentes no Brasil, então, colaborava para identificar o povo. (B) O cruzamento de raças era visto negativamente, devido às influências do Darwinismo Social. (C) Estados Unidos e África do Sul são exemplos de tolerância racial e eliminação de preconceitos (D) Era visto positivamente, porque se acreditava que a miscigenação daria origem a pessoas mais capazes ​

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Alternativa B. A ideia de "cruzamento de raças" partia de uma perspectiva pautada no evolucionismo social, sendo vista de forma negativa, como um caráter de superioridade das culturas europeias, e, puras, em relação aos continentes colonizados, e, principalmente os povos nativos ou os indivíduos vindos da África.

Sobre a importância e valor da miscigenação:

A miscigenação não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.

Perguntas similares