Respostas
Os conceitos de Indústria Cultural e Cultura de Massa foram cunhados pela famosa Escola de Frankfurt, na Alemanha. Essa escola era liderada pelos autores Theodor Adorno (1903 - 1969), Max Horkheimer (1895 - 1973) e Walter Benjamin (1892 - 1940).
Os autores entenderam que diferente da Cultura Erudita e a Cultura Popular, a Cultura de Massa é produzida para as massas e não por elas.
A Cultura de Massa é produzida pela Indústria Cultural, ou seja, um conjunto de grandes empresas que pertencem à classe dominante que tem por objetivo produzir cultura.
A Indústria Cultura busca massificar e padronizar elementos e valores da cultura erudita e popular, numa forma de produtos e serviços para consumo da grande massa.
Cultura de massa são todos os tipos de expressões culturais produzidos na Indústria Cultural, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível. Seu foco é essencialmente comercial, ou seja, gerar produtos para consumo.
Alguns exemplos da cultura de massa, são:
músicas,
filmes,
gêneros de dança,
séries de televisão,
revistas,
desenhos animados,
moda,
gastronomia.
O rádio, a televisão, os jornais, as revistas e, principalmente, a internet são os principais aliados da Indústria Cultural para a disseminação da cultura de massa.
Espero ter ajudado.