1. No fim do século XVI, a população do Brasil colonial
estava concentrada basicamente, em áreas litorâneas.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
a) Estar próximo dos portos marítimos facilitava a
comunicação e o transporte dos povoados coloniais com a
metrópole portuguesa e com o tráfico de escravos
africanos.
b) Estar próximo dos portos marítimos facilitava a
comunicação entre os povoados do interior.
c) Estar próximo dos portos marítimos dificultava a
comunicação e o transporte dos povoados coloniais com a
metrópole portuguesa e com o tráfico de escravos
africanos.
d) Estar próximo dos portos marítimos facilitava a
comunicação com os povos indígenas.
Respostas
Resposta:
Um grupo de cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo e seus descendentes) recebeu o monopólio de extração do pau-brasil, mas se limitou ao envio de apenas quatro expedições exploradoras com o objetivo de fazer o reconhecimento e mapeamento do território “descoberto”.
Ainda sem nome, a terra passou a ser chamada, nas cartas de Pero Vaz de Caminha e Mestre João, escritas em 1º de maio de 1500, de Vera Cruz. Outros nomes surgiram depois, como Terra dos Papagaios e Santa Cruz. O nome Brasil começou a aparecer em fontes a partir de 1512 e, posteriormente, acabou oficializando-se, sobretudo após 1530, com a nomenclatura “Estado do Brasil”.
No começo daquele século, o Império Português estava voltado para as Índias, que era a forma como os portugueses referiam-se à região que hoje consiste na Índia. Desde as Cruzadas, o comércio com o Oriente desenvolvera-se muito com os reinos cristãos situados na Europa Ocidental e Meridional. Contudo, desde a tomada de Constantinopla pelos otomanos em 1453, esse comércio começou a entrar em declínio. Quando as barreiras de comércio tornaram-se intransponíveis, Portugal voltou-se para o território americano. Nesse momento, começou, portanto, o que a historiografia chamou de Período Colonial. Para aprofundar seus estudos sobre esse período da História do Brasil, leia: Período Pré-Colonial.