DAREI A MELHOR RESPOSTA PARA QUEM RESPONDER PRIMEIRO E CERTO
COMPARE o poema narrativo de Jorge de Lima, "O grande desastre aéreo de ontem", com o quadro “Guernica”, de Pablo Picasso.
TEXTO I
"Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista, em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas, como se dançassem ainda. (...) Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que Deus é o arrebol."
(LIMA, Jorge de. "Poesia". Nossos Clássicos 26. Rio de Janeiro: Agir, 1963. p. 64-65.)
GLOSSÁRIO:
Arrebol: vermelhidão do pôr-do-sol.
TEXTO II
(Imagem)
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Cada uma das duas obras retrata, com linguagem distinta, o assombro dos artistas diante de realidades trágicas do mundo moderno.
b) Tanto o poeta quanto o pintor acalentam esperanças ingênuas quanto à superação das tragédias do cotidiano no mundo moderno.
c) A quebra das figuras no quadro e a enumeração rápida das figuras no poema evidenciam uma opção estética que se pauta pela harmonia figurativa na pintura e pela linearidade discursiva no texto literário.
d) Em ambas as obras os artistas abdicam de uma ótica subjetiva, apresentando de maneira racional e neutra as tragédias do mundo moderno.
e) Ambos os artistas revelam conformismo diante dos acontecimentos trágicos, representados pelo desastre aéreo e pela guerra.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa a pode confiar bons estudos
Explicação:
e boa sorte
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás