A Igreja foi a maior e mais poderosa instituição do Ocidente medieval. No entanto, durante a Idade Média, o poder e os ensinamentos da referida instituição foram questionados. Muitos dos que questionavam a Igreja foram percebidos e tidos como hereges. Sobre os hereges e as heresias medievais, podemos afirmar:
A- O herege medieval não era necessariamente alguém que abandonava a fé, mas sim, que passava a ter outra forma de perceber o mundo e de viver os ensinamentos de Cristo.
B- Quase todos os movimentos heréticos na Idade Média tinham como ponto de inspiração as crenças judaicas, o que levou a Igreja católica a empreender forte campanha anti-semita.
C- Os movimentos heréticos na Idade Média tinham fortes vinculações com a influência da cultura muçulmana no Ocidente cristão. Em resposta a essas interferências culturais, os católicos resolveram empreender movimentos armados contra os muçulmanos que ficaram conhecidos como cruzadas.
D- A reforma católica proposta por Martin Lutero pode ser percebida como um movimento herético, do período medieval, que obteve êxito mesmo diante de toda a oposição da estrutura eclesiástica e de muitos príncipes vinculados ao Papa.
E- Uma das principais heresias do período medieval foi o movimento dos Cátaros, no Norte da França. O referido movimento tinha entre suas peculiaridades certo culto à figura do demônio, percebida por eles como um deus criador do universo e dos seres humanos.
Respostas
respondido por:
1
EU ACHO QUE É A LETRA A
MASSE EU ESTIVER ERRADO
EU ESTOU INDO PESQUISAR E
RESPONDER SERTO MAS É A LETRA :
&*****A*****$
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás