Dona Chiquinha com sangue tipo AB deu à luz uma criança com sangue tipo B. Dois homens reivindicam a paternidade. Um tem sangue tipo A e , o outro, tipo B. Considerando estes dados, qual alternativa está correta? *
a) Somente o indivíduo com sangue B pode ser o pai da criança.
b) Somente o indivíduo com sangue A pode ser o pai da criança.
c) Devido a incerteza acerca do genótipo de cada homem, qualquer um deles poderia ser o pai da criança.
d) Nenhum dos dois pode ser o pai da criança.
e) O indivíduo com sangue do tipo A pode ser o pai da criança somente se possuir o genótipo homozigoto.
Respostas
O sangue pode ser enquadrado de acordo com dois critérios: o grupo ABO e o Fator Rh. Neste exercício, o enfoque será para o grupo ABO.
Neste cenário, a alternativa correta é a C - Devido a incerteza acerca do genótipo de cada homem, qualquer um deles poderia ser o pai da criança.
Herança genética
Muitas das características que temos, incluindo grupo ABO e fator Rh, são definidas geneticamente. Basicamente, cada gene é composto por dois alelos (versões diferentes do mesmo gene) que ficam unidos e juntos definem a característica final.
Como os alelos estão sempre em dupla e o material genético vem dos pais, cada alelo vai vir de um diferente. Ou seja, um alelo vem da mãe e o outro do pai.
Grupo ABO
O grupo ABO é o que classifica o sangue de acordo com a presença ou ausência de antígenos específicos na superfície das hemácias. Esses antígenos são o antígeno A e o antígeno B.
Pessoas com sangue A possuem o antígeno A, e pessoas com sangue B possuem o antígeno B. Quem tem sangue AB tem os dois e quem tem sangue O não tem nenhum.
Como isso é decidido?
Apesar de cada gene ser formado por uma combinação de dois alelos, estes alelos podem ser iguais ou diferentes entre si. No caso do tipo sanguíneo, existem três possibilidades de alelos diferentes:
- IA para sangue A
- IB para sangue B
- i para sangue O
Os alelos IA e IB são dominantes, e sempre vão se expressar quando estiverem presentes. O i por outro lado é recessivo, então só consegue aparecer se tiver em dupla com outro i.
Resolvendo
No caso do exercício, temos a dona Chiquinha com sangue AB. Este sangue tem o genótipo IA-IB, porque tem os dois antígenos A e B.
Em seguida temos os homens A e B.
- O homem A pode ter o genoma IA-i ou IA-IA, já que o gene IA determina a presença do antígeno A sempre que estiver presente.
- O homem B pode ter o sangue IB-i ou IB-IB, já que o gene IB determina a presença do antígeno B sempre que estiver presente.
Como dona Chiquinha tem tanto o gene IA quanto o gene IB, ela pode ter dado a cópia IB para a criança e, como não sabemos o genótipo nem da criança e nem dos dois homens, qualquer um deles pode ser o pai cedendo se tiver uma cópia i.
Para saber quem é o pai, precisaríamos de um teste de DNA.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/33528891
Bons estudos!