Respostas
1. Economizar água
A água é um recurso natural que pode acabar caso não seja economizado, principalmente a água potável, que corresponde a apenas 3% de toda água existente na Terra.
2. Não jogar lixo na rua
Jogar lixo na rua é uma prática que causa muitos danos ao meio ambiente. Além de sujar as cidades, o lixo que é jogado nas ruas pode ficar acumulado em bueiros e esgotos. Como consequência disso, quando há chuva o risco de enchentes pode aumentar, já que é por estas saídas que a água da chuva deve ser escoada.
3 . Diminuir o uso do carro
O fluxo de automóveis contribui muito para a poluição do ar em razão dos gases poluentes que são liberados pela queima de combustível, principalmente o gás carbônico.
A emissão desses gases poluentes deve ser reduzida ao máximo, pois eles têm muita influência sobre o aumento do aquecimento global e do efeito estufa.
4. Usar menos plástico
O uso excessivo de plástico é um dos grandes problemas que precisam ser controlados para diminuir os impactos no meio ambiente, pois este material tem um processo de decomposição muito lento. O plástico deixado na natureza leva entre 200 e 400 anos para se decompor, conforme o tipo de material utilizado na sua composição.Além disso, o plástico que chega até os oceanos, mares ou rios é responsável pela mortalidade de milhares de animais marinhos, o que aumenta ainda mais o desequilíbrio desse ecossistema.
5. Comprar menos e consertar mais
Outra forma de ajudar a preservar o meio ambiente é evitar fazer compras desnecessárias, especialmente de produtos eletrônicos. Os itens que não são mais úteis para o uso ou que são considerados ultrapassados, se forem descartados, aumentam ainda mais o lixo produzido. Além do plástico, substâncias químicas e tóxicas presentes nesses produtos podem prejudicar o meio ambiente.
6. Separar o lixo
Separar o lixo é uma das formas mais simples e eficientes para ajudar na preservação do meio ambiente. A forma mais fácil de fazer isso é separar o lixo orgânico (restos de alimentos) do lixo que pode ser reciclado.
Para ajudar mais um pouco, ainda é possível fazer a separação dos diferentes tipos de lixo reciclável: vidro, papel e cartão, embalagens, plásticos, etc. Fazer a separação do lixo reciclável é uma forma de ajudar no trabalho de coleta seletiva. O lixo é separado, acondicionado e encaminhado para empresas que transformam esse material em novos produtos.
7. Diminuir o consumo de energia elétrica
Diminuir o gasto de energia elétrica também contribui para a preservação do meio ambiente, além de ajudar a economizar nas contas mensais.
Também é possível trocar o uso de energia elétrica por outras fontes de energia renováveis que são mais sustentáveis. Um exemplo é a energia solar, também chamada de energia limpa, que pode ser utilizada em casas, escolas e prédios públicos. Para isso é preciso fazer a instalação de painéis solares que recolhem a energia solar e a transformam em energia elétrica.