Os textos utilizados no meio acadêmico possuem especificidades próprias do gênero e conhece-los contribui para melhor compreender sua elaboração e seu uso.
Associe a primeira e a segunda coluna relacionando os textos às suas características:
1. Resumo descritivo
2. Resumo informativo
3. Resenha descritiva
4. Resenha crítica
5. Fichamento
I – Parte de um levantamento bibliográfico sobre o tema a ser pesquisado, mas é possível incluir anotações do pesquisador sobre o material permitindo a sua recapitulação.
II – Busca-se uma informação original e passa-se a descrevê-la em, no máximo, cem palavras.
III – Na busca por descrever o objeto de investigação frente às circunstâncias que o envolvem, fazendo relação entre as suas propriedades e enumerando cuidadosamente os aspectos relevantes.
IV – Mais amplo, deve apresentar metodologia, objetivos, escopo, resultados e conclusões, bem como os argumentos centrais encontrados no original e varia de 250 a 500 palavras.
V – Descreve o objeto em seu contexto, propriedades com destaque aos aspectos relevantes sobre os quais emite-se juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as duas colunas:
Respostas
Resposta:
D. 1-II; 2-IV; 3-III; 4-V; 5-I
Explicação:
Há pouca diferença entre os gêneros textuais do ambiente acadêmico, mas essas diferenças são fundamentais para o cumprimento de seus objetivos, assim, o resumo descritivo destina-se à descrição do objeto original em poucas palavras, diferenciando-se da resenha descritiva cuja exploração ampia-se para o contexto e as propriedades do objeto a ser investigado. O resumo informativo, além de mais amplo, também é mais completo ao descrever as partes da pesquisa ou artigo. A resenha crítica pode ser considerada uma ampliação da resenha descritiva, contudo ampliando com notas, apreciações e juízo de valor e, por fim, o fichamento, como instrumento importante para apoiar o pesquisador, organiza as informações centrais do texto e inclui anotações do pesquisador como apoio à recapitulação de suas ideias.