• Matéria: Sociologia
  • Autor: diegodlimpeza
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Engels (1845), em 1824, os operários obtiveram o direito de se associarem, direito que até então pertencia somente à aristocracia e à burguesia, tirando da ilegalidade as muitas associações operárias que existiam. Acerca deste período, podemos afirmar que:

I - A intenção das associações era de proteger o operário isolado contra a tirania da classe burguesa, pois eram considerados como "ovelhas negras", alvo de todos os tipos de maus tratos e intimidações pelos membros das associações dos empregadores concorrentes.

II - As associações ajudavam financeiramente os operários desempregados, lutavam contra as reduções salariais que os industriais tentavam impor e negociavam com os capitalistas uma faixa de salários a ser cumprida em toda parte.

III - As paralisações não duravam muito tempo, posto que pouco a pouco a fome obrigava os operários a retornarem ao trabalho.

IV - Os fundos das associações se esgotavam rapidamente devido ao grande número de operários que era preciso socorrer, os comerciantes negavam ao operário o crédito que antes concediam (quando estavam trabalhando), e, principalmente, os industriais conseguiam recrutar homens suficientes para continuar o trabalho entre aqueles que não faziam parte da associação.

Assinale a alternativa CORRETA:

A)
I, II e III.

B)
I, III e IV.

C)
II, III e IV.

D)
I, II e IV.

E)
I e IV.

Respostas

respondido por: XHimZeu
2

Resposta:

B

Explicação:

A intenção das associações era de proteger o operário isolado contra a tirania da classe burguesa, pois eram considerados como "ovelhas negras", alvo de todos os tipos de maus tratos e intimidações pelos membros das associações dos empregadores concorrentes......

Perguntas similares