• Matéria: Matemática
  • Autor: cintiaketila007
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem com a questão 27 do IFSP.

Anexos:

Respostas

respondido por: augustolupan
1

Resposta:

b)

Explicação passo a passo:

Só existem dois resultados possíveis no par ou ímpar, então a probabilidade de sair qualquer um deles é \frac{1}{2}.

I - Verdadeiro: Para a amiga A vencer após as duas primeiras partidas significa que ela acertou em ambas. A probabilidade de dois eventos acontecerem conjuntamente é o produto delas, ou seja \frac{1}{2} .\frac{1}{2}  = \frac{1}{4}  = 0,25 = 25\%

II - Falso: Os eventos são independentes e a probabilidade de algum deles ocorrer isoladamente é sempre \frac{1}{2}. Não é porque a amiga B ganhou a primeira que ela terá mais facilidade ou dificuldade de ganhar a segunda, a probabilidade continua \frac{1}{2}.

III - Falso: Mesmo princípio da alternativa anterior. Quem vencer uma partida não significa que tem mais ou menos chance de vencer a próxima, já que os eventos são independentes (e equiprováveis, como disse o enunciado).

IV - Verdadeiro: Uma coisa é vencer uma partida, outra coisa é vencer a disputa. Vencer a partida é vencer um lance isolado de par ou ímpar, já vencer a disputa é vencer o jogo todo ("a melhor de 3").

Se uma delas já venceu uma partida, significa que para a outra vencer a disputa toda precisará vencer as próximas duas partidas em sequência. E vimos na alternativa (I) que para vencer duas partidas em sequência a probabilidade é 25%.

Então para a que já venceu a primeira partida, a probabilidade de ganhar o jogo todo será o complementar de 25%, ou seja, 100% - 25% = 75%.


cintiaketila007: Nossa que inteligente,Deus te abençoe! Me ajuda com aseu questões 29 e 30.
cintiaketila007: Me ajuda pf,só faltam essas duas para eu ver quantos acertei no IFSP
cintiaketila007: Augustolupan
Perguntas similares