(Fuvest) “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566)
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)
As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.
d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.
e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
Respostas
Resposta:
A alternativa e
Explicação:
É correta a alternativa E, de modo
que os espanhóis, que viviam em regiões onde havia contato entre povos diferentes e de diferentes partes do mundo, haviam desenvolvido, ao longo da História, resistência a uma série de doenças que não existiam nas Américas.
Ao chegar nas Américas trouxeram consigo tais doenças, e os povos nativos ficaram expostos a vírus que haviam mutado ao longo de séculos e contra os quais não tinham as defesas naturais adequadas. Estas doenças se espalhavam rapidamente, dizimando grande parte dos nativos, o que difundiu a crença entre os nativos de que o batismo cristão era mortal, já que os que o batismo cristão era mortal, já que os que se batizavam entravam em contato com estas doenças e muitos morriam.