Faça um resumo de no mínimo 30 linhas sobre apogeu e a queda da borracha na amazônia
É PRA AMANHÃ GENTE HELPPP
Respostas
O Jornal do Amazonas está apresentando, nesta semana, uma série de reportagens sobre o período da Borracha na Amazônia. A partir desta segunda-feira (24) até sábado (29), serão exibidas seis reportagens especiais gravadas no Amazonas, Acre, Rondônia e Pará sobre o centenário desta fase que marcou a história da região amazônica. As matérias são de Daniela Assayag e Orlando Júnior.
Há cem anos, na passagem de 1912 para 1913, a região amazônica vivia um momento determinante de sua história. Foi o apogeu, seguido da queda da borracha, que mexeu com a economia, costumes e até com o mapa da região.
Para os índios, não era novidade. Há muito tempo, a seiva branca servia para fazer vasilhas, bolas e era usada até no tratamento de doenças. No entanto, os colonizadores ficaram impressionados com a capacidade elástica daquele produto da floresta. A borracha então passou a ser estratégica para a economia mundial.
Em plena revolução industrial, a borracha amazônica se destacou. A seiva podia ser encontrada em mais de vinte árvores tropicais no planeta, mas a qualidade e produtividade da espécie 'Hevea Brasiliense', encontrada na região, era única.
"A borracha que saia dos seringais amazônicos praticamente abastecia todos os segmentos industriais do chamado 'mundo desenvolvido'. Nós devemos o progresso da Amazônia, aquele período breve de riqueza da Amazônia, a alguns fatores de produção: matéria-prima, mão de obra, transporte e mercado"