Como o corpo reage fisiologicamente no controle de cada uma das 3 doenças?
Hipertensão (pressão alta)
Diabetes
Obesidade
Respostas
Resposta:
ExplDiabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
O diabetes tipo 1 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas pois suas células sofrem de destruição autoimune. A causa ainda é desconhecida.
Já o diabetes tipo 2 é causado pelo organismo que não produz insulina suficiente ou quando o corpo se torna resistente à insulina que produz. Muitas podem ser as causas: sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados
Os principais sintomas do diabetes são fome, sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. O diagnóstico é feito por meio de testes de laboratório de glicemia e hemoglobina glicada. De acordo Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Em adultos, o Índice de Massa Corporal acima de 25 já é considerado sobrepeso e acima de 30 é classificado como obesidade grau 1. O cálculo do IMC é feito pela conta: peso dividido pela altura². De acordo com essa conta, uma pessoa com 1,65m e 82 quilos já é classificada com grau de obesidade 1. Se preferir, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia disponibiliza uma calculadora online de IMC, basta clicar aqui.
Vários fatores estão ligados à obesidade, como genética, maus hábitos alimentares, disfunções endócrinas, entre outros.