Categoria: Autor: 4BIM - BIO - 20/12/21 - 2ª série EM - Biologia - Reprise: Técnicas e aplicações da Biologia Molecular Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos. 20/12/21 - 2ª série EM - Biologia - Reprise: Técnicas e aplicações da Biologia Molecular 1) Para a análise de fragmentos amplificados de DNA, utiliza-se o processo de separação por meio do tamanho e da carga. A técnica consiste na migração dos fragmentos em função da aplicação de um campo elétrico. A princípio, a amostra é aplicada em gel e a corrente elétrica ocasiona a sua migração. Quanto maior a molécula, mais lento é este processo, assim, moléculas de diferentes tamanhos realizam este trajeto de um polo a outro em tempo e velocidades distintos. A distância que o fragmento percorreu é comparada a um padrão e as bandas irão guiar o pesquisador durante a análise. Esse procedimento utilizado na Biologia Molecular é chamado de: A) Eletroforese B) Clonagem C) PCR.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
Eletroforese fiz no CMSP e tava certo :v
O processo descrito faz referência ao processo de eletroforese, bastante presente na Biologia Molecular, em função da necessidade de se analisar fragmentos de DNA, com cargas e tamanhos diferentes (Alternativa A).
Características da Eletroforese na Genética Molecular
A eletroforese é um procedimento muito comum na Biologia Molecular, cuja principal função, é separar fragmentos de DNA por tamanho e carga. A partir de um campo elétrico inserido, torna-se possível dividir os fragmentos, os quais poderão ser visualizados posteriormente para uma análise mais aprofundada.
Este processo é comum nos experimentos científicos, sobretudo para outras áreas da Biomedicina, como a Genética Forense, em relação ao DNA parental.
Mais sobre eletroforese: brainly.com.br/tarefa/15997769