Quais as principais críticas de Karl Marx à democracia liberal? E quais seriam as condições necessárias para a realização de uma verdadeira democracia, de acordo com autor?
É pra hj me ajudem pvfr!!
Respostas
Resposta:
Marx é contundente, ao afirmar que "a emancipação política é a redução do homem, por um lado, a membro da sociedade burguesa." Para ele o principal detrator da democracia liberal, é sua natureza polarizada, ou seja o fato dela ser completamente excludente, por seu caráter indireto de usar da burguesia para representar a classe trabalhadora. Tornando, portanto, o Estado em inimigo invisível, que prega igualdade na teoria, mas que reforça as desigualdades na prática.
Segundo o filosofo, a verdadeira democracia, entendida como a “abolição da separação entre o social e o político, o universal e o particular”, é resultante de uma luta pela "emancipação humana", que pressupõe a superação de toda e qualquer intermediação para o ser humano se realizar enquanto ser humano. Em outras palavras, a democracia, para Marx, é o sistema no qual, livres da propriedade privada, das classes sociais e da exploração do homem pelo homem, os seres humanos estarão livres também do formalismo político que disfarça o domínio da burguesia. Criando, desta maneira uma sociedade, onde todos detenham o poder, em qualquer intermédio de agentes como o Estado, o Mercado e a Religião
Espero ter ajudado. Bons estudos! ;)