Respostas
Resposta:
*Infecção urinária
A infecção urinária é uma das infecções mais comuns causadas por bactérias, podendo acontecer devido a um desequilíbrio da microbiota da região genital, ou devido ao fato de segurar o xixi, não realizar a higienização íntima adequada, beber pouca água durante o dia ou possuir pedras nos rins, por exemplo.
Principais sintomas: Os principais sintomas relacionados à infecção urinária são dor e ardor ao urinar, urina turva ou com presença de sangue, febre baixa e persistente, vontade frequente de fazer xixi e sensação de não conseguir esvaziar a bexiga.
Como tratar: O tratamento para infecção urinária é indicado pelo médico quando há sintomas e o microrganismo é identificado, sendo normalmente indicado o uso de antimicrobianos, como o Ciprofloxacino, por exemplo. No entanto, quando não existem sintomas, o médico pode optar por não realizar tratamento com antibióticos para evitar o surgimento de bactérias resistentes.
Como é feita a prevenção: A prevenção das infecções urinárias é feita por meio do controle das causas. Assim, é importante realizar a higiene íntima adequadamente, evitar segurar o xixi por muito tempo e beber pelo menos 2 litros de água por dia, por exemplo.
* Meningite
A meningite corresponde à inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal, a meninge, e pode ser causada por diversas espécies de bactérias, sendo as principais Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis, que podem ser adquiridas por meio de secreções de pessoas diagnosticadas com a doença.
Principais sintomas: Os sintomas da meningite podem surgir cerca de 4 dias após o acometimento das meninges, podendo haver febre, dor de cabeça e ao movimentar o pescoço, aparecimento de manchas roxas na pele, confusão mental, cansaço excessivo e rigidez muscular no pescoço.
Como tratar: O tratamento da meningite normalmente é feito no hospital, para que o médico possa avaliar a evolução da pessoa e prevenir complicações. Assim, é necessário o uso de antibióticos, de acordo com a bactéria responsável, podendo ser indicado o uso de Penicilina, Ampicilina, Cloranfenicol ou Ceftriaxona, por exemplo, que devem ser utilizados conforme orientação do médico.
* Clamídia
A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode ser transmitida através da relação sexual oral, vaginal ou anal sem preservativo, além de também poder ser transmitido da mulher para o filho durante o parto normal quando o tratamento não foi realizado corretamente.
Principais sintomas: Os sintomas da clamídia podem surgir até 3 semanas após a o contato com a bactéria, podendo ser notado dor e ardor ao urinar, corrimento peniano ou vaginal branco amarelado e semelhante a pus, dor pélvica ou inchaço dos testículos, por exemplo. Conheça outros sintomas de clamídia.
Como tratar: O tratamento para clamídia deve ser feito sob orientação do ginecologista ou urologista, sendo indicado o uso de antibióticos, como Azitromicina ou Doxiciclina, para promover a eliminação da bactéria e alívio dos sintomas. É importante que o tratamento seja feito pela pessoa infectada e pelo (a) parceiro (a), mesmo que não existam sintomas aparentes, pois assim é possível prevenir a infecção.
Como é feita a prevenção: Para prevenir a infecção pela Chlamydia trachomatis, é importante usar preservativo em todas as relações sexuais e fazer o tratamento de acordo com a indicação do médico, mesmo que não existam sinais ou sintomas aparentes.