Respostas
O que causa anemia?
Além das causas relacionadas aos tipos de anemia que mencionei acima, a doença ainda pode ser desencadeada de forma aguda ou crônica.
Nos quadros agudos, ocorre uma queda repentina de hemoglobinas responsáveis pelo carregamento de oxigênio na circulação.
Nessas situações, as causas mais comuns incluem hemorragias ou quadros conhecidos como hemólise. Ou seja, as hemácias são destruídas por conta de traumas ou doenças como coagulação intravascular disseminada e anemia falciforme (citada no item anterior).
Por sua vez, as anemias crônicas possuem fatores mais variados, e também representam a manifestação mais comum da patologia. Entre o que causa anemia, estão situações como:
Hipotireoidismo;Tumores malignos;Deficiência de ferro;Condições renais e hepáticas;Deficiência de vitamina B12;Intoxicação por chumbo;Produção e maturação problemáticas das células sanguíneas da medula óssea;Deficiência de ácido fólico. Principais sintomas de anemia
De maneira geral, os sintomas da anemia não são específicos, e podem variar de acordo com o indivíduo ou o tipo de manifestação da doença.
Por isso, ao detectar os seguintes sintomas físicos, é importante buscar ajuda médica e realizar os devidos exames para a confirmação diagnóstica:
Falta de apetite;Cansaço generalizado;Falta de ar (que pode ser confundida com doenças respiratórias);Tontura;Dor de cabeça;Apatia (principalmente em crianças, que se tornam menos ativas);Dificuldades de aprendizado (também mais recorrente em crianças);Formigamentos ou sensação de frieza nos pés e nas mãos;Falta de disposição para trabalhar e realizar as atividades do dia a dia;Palidez na pele;Olhos amarelados (condição própria das anemias hemolíticas);Palidez nas mucosas, como gengivas ou região interna dos olhos;Dor no peito;Desejo de ingerir substâncias que não são necessariamente alimentares, como arroz cru ou gelo.