Você saber dizer a diferença entre os vários tipos de cartas? Se não, pesquise e informe
o que é e para que serve cada um dos gêneros abaixo especificados. Fazer em página à
parte.
Carta familiar Carta de reclamação Carta de solicitação
Carta do leitor Carta aberta Carta de apresentação
Respostas
Resposta:
Explicação:
Carta pessoal: estabelece comunicação entre pessoas próximas ou com vínculo individual. Isso favorece o uso de uma linguagem coloquial, aplicação de expressões populares e gírias, além de assuntos subjetivos e/ou íntimos. A estrutura da carta pessoal também é aberta, tendo em vista que o autor pode escolher como deseja organizar as informações compartilhadas.
Carta empresarial ou comercial: é aquela que veicula no ambiente profissional e estabelece comunicação entre diferentes profissionais. Esse tipo de carta exige uma linguagem mais formal e impessoal. A mensagem deve ser objetiva e concisa, e toda relação pessoal deve ser evitada.
Carta oficial ou pública: é o documento utilizado nas instituições públicas. Esse tipo também exige uma linguagem impessoal, formal e acessível. Muitas vezes a carta oficial não tem um destinatário único, e por isso exige um distanciamento entre os interlocutores.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O gênero carta, ainda, subdivide-se dentro dessas categorias. Diante dos diferentes contextos de circulação e do grau de proximidade entre os interlocutores, as cartas podem ser classificadas com base no conteúdo e na função que desempenham:
Carta de reclamação: utilizada para expor alguma insatisfação a um destinatário que tenha posição de poder para realizar alguma interferência na questão.
Carta oficial: utilizada para expor e documentar alguma mensagem, formalizando o que foi dito.
Carta de candidatura: utilizada para comunicar alguma autoridade sobre o desejo de candidatar-se a algum cargo e/ou função.
Carta de apresentação: utilizada para fazer uma apresentação de uma pessoa, uma carreira ou um projeto, por exemplo, a algum destinatário de interesse.
Carta de solicitação: utilizada para formalizar um pedido a algum destinatário de maior valor hierárquico, expressando a necessidade e/ou direito de auxílio.
Carta de amor: utilizada para expressar afetos pessoais do remetente ao destinatário.
Carta de desculpas: utilizada para expressar um pedido de perdão em relação a algum fato desconfortável entre os interlocutores.