Respostas
Resposta:
1)d) os átomos II e III possuem o mesmo número de massa./a) Incorreto, pois dois átomos são isóbaros apenas quando possuem números de massa (prótons + nêutrons) equivalentes. 20 + 19 ≠ 20 + 20.
b) Incorreto, pois dois átomos são isoeletrônicos apenas quando possuem o mesmo número de elétrons (que, no caso, é equivalente ao número de prótons). 19 ≠ 20.
c) Incorreto, pois dois átomos são isótopos apenas quando possuem o mesmo número de prótons. 19 ≠ 20.
d) Correto, pois o número de massa equivale à soma entre o número de prótons e o número de nêutrons. 19 + 20 = 20 + 19.
2)a)Opção A/Espécies isoeletrônicas são átomos e/ou íons que possuem a mesma quantidade de elétrons. Assim, precisamos primeiro descobrir a quantidade de elétrons em cada caso na alternativa:
* N3-: No estado fundamental, o N possui sete prótons e sete elétrons. Mas como sua carga é 3-, isso significa que ele ganhou 3 elétrons, ficando com 10 no total;
* F-: No estado fundamental, o F possui 9 prótons e 9 elétrons. Mas como sua carga é 1-, isso significa que ele ganhou 1 elétron, ficando com 10 no total;
* Al3+: No estado fundamental, o Al possui 13 prótons e 13 elétrons. Mas como sua carga é 3+, isso significa que ele perdeu 3 elétrons, ficando com 10 no total.
Explicação:
1)d 2)a espero ter ajudado!