Para que as empresas familiares continuem no mercado, é importante ter uma gestão financeira capaz de maximizar seus resultados e assegurar a existência de recursos para o seu bom funcionamento.
Descrição da imagem não disponível
Com a finalidade de ajudar na gestão do departamento de contabilidade, responda às questões a seguir:
a) Podem existir despesas pessoais e empresariais na contabilidade da empresa? Justifique sua resposta.
b) Qual ação a contabilidade poderia implementar para detectar esse tipo de despesa?
Respostas
Resposta:
a. Este proveito, é uma compensação pelas despesas realizadas com a construção, custos com Pessoal, ferramentas e utensílios etc..., registadas nas contas de custos.
b. Ter uma gestão financeira capaz de maximizar seus resultados e assegurar a existência de recursos para o seu bom funcionamento
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Não podem existir registros de despesas pessoais na contabilidade da empresa. Somente os gastos referentes às transações da empresa devem ser registrados contabilmente com o auxílio de documentação comprobatória e autorização de pessoas competentes. As despesas pessoais, quando inseridas na contabilidade da empresa, ferem o princípio contábil da entidade que preza pela autonomia patrimonial. Ou seja, o patrimônio da entidade deve ser separado do patrimônio pessoal dos proprietários. Dessa forma, quando há combinação de gastos pessoais e patrimoniais, a contabilidade não consegue apurar corretamente os valores devidos, sendo difícil conhecer a saúde financeira da empresa.
b) Primeiramente, deve-se detectar a natureza dos gastos. Ou seja, compreender o tipo de produto ou serviço adquirido e identificar a sua finalidade para a empresa. Assim, conseguiria apurar uma possível despesa pessoal. Em segundo lugar, deve-se estabelecer a autorização de pagamento para gastos dentro de determinados limites (por exemplo, gastos acima de R$ 3 mil devem ser aprovados pelo gerente da área). Em terceiro lugar, instruir a organização sobre o cumprimento das normas contábeis, segundo as quais não pode existir registro de despesas pessoais na contabilidade da empresa.
Explicação: