• Matéria: Português
  • Autor: sallesf03524
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir:
“Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.
Com relação ao tema, é importante dizer que não se trata apenas do assunto que será tratado no texto, mas é aquilo que parte também de um determinado ponto de vista ou intencionalidade de quem diz ou escreve. Assim, o tema será o conteúdo trabalhado com base em um determinado valor ou ideologia, de acordo com estudiosos da área.
Já a forma composicional e o estilo ligam-se às escolhas com relação ao vocabulário, estrutura e registro, ou seja, à forma como o texto irá organizar-se para que cumpra com seu papel de intervir socialmente.
Esses elementos demonstram, portanto, que os textos, de acordo com as condições de produção que são dadas no momento da fala e da escrita, observando-se os papéis sociais dos envolvidos nos atos comunicativos, aproximam-se ou distanciam-se uns dos outros, a depender da forma como quer-se intervir por meio deles.”

a) A partir da temática abordada no trecho acima, por que não podemos concluir que a forma composicional, também chamada de estrutura, é um elemento imutável na grande maioria dos gêneros, cumprindo seu papel de intervir socialmente?

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
0

a) A forma composicional ou estrutura, como menciona o texto, não se tornam características imutáveis, pois variam conforme a escolha do autor.

   

Todo texto tem uma intencionalidade por trás, seja ela a de expor um assunto, defender um ponto de vista, contar uma história, ou trazer informações. De acordo com a intenção que o texto tem, sua estrutura se modifica, logo é mutável.

 

A estrutura de um texto varia, pois cada autor busca utilizar uma estrutura funcional para seu tema. Logo, nem todos os textos terão a mesma forma composicional.

Perguntas similares