Sistema administrativo implantado por Portugal no início do processo de COLONIZAÇÃO da América Portuguesa a partir de 1530 o qual tinha como características a divisão em 15 grandes faixas de terras as quais foram "doadas" a donatários (pessoa muito rica portuguesa que após seu falecimento passaria o negócio a seus descendentes e assim sucessivamente) que deveriam investir recursos próprios e parte do que lucrasse seria dividido com a Coroa Portuguesa. Este sistema ficou conhecido como
Respostas
Resposta:
As capitanias hereditárias.
Explicação:
As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.
A doação de uma capitania era feita através de dois documentos: a Carta de Doação e a Carta Foral. Pela primeira, o donatário recebia a posse da terra, podendo transmiti-la para seus filhos, mas não vendê-la. Recebia também uma sesmaria de dez léguas da costa na extensão de toda a capitania. Devia fundar vilas, construir engenhos, nomear funcionários e aplicar a justiça, podendo até decretar a pena de morte para escravos, índios e homens livres. Adquiria alguns direitos: isenção de taxas, venda de escravos índios e recebimento de parte das rendas devidas à Coroa.