Existem muitas teorias a respeito da motivação dos colaboradores no contexto organizacional, e as políticas de gestão de pessoas são determinantes para essas teorias.
Entre as teorias, está a equação proposta por Griffin e Moorhead (2006), que relaciona desempenho, motivação, ambiente e capacidade.
Sobre esta equação proposta pelos autores, analise as seguintes asserções e a relação entre elas:
I. O nível de desempenho de um colaborador na organização pode aumentar ou diminuir como efeito de vários fatores, o que deve ser considerado pela gestão de pessoas.
PORQUE
II. Desenvolvendo capacidades nos trabalhadores, melhorando a ambiência organizacional e elevando a motivação das pessoas, o nível de seu desempenho tende a aumentar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
Porque
II.
Desenvolvendo capacidades nos trabalhadores, melhorando a ambiência organizacional e elevando a motivação das pessoas, o nível de seu desempenho tende a aumentar.
Explicação:
Resposta:
B.
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Explicação:
Políticas e práticas de gestão de pessoas contribuem diretamente para o desempenho dos colaboradores da organização, pois tratam do desenvolvimento de suas competências, dos fatores motivacionais encontrados no contexto organizacional e preocupam-se com as questões ambientais, como o clima organizacional. Logo, ambas as alternativas são verdadeiras e corretas, e a segunda complementa a versão positiva da existência de políticas que considerem os fatores destacados. Caso inexistissem, o desempenho tenderia a diminuir.