• Matéria: Biologia
  • Autor: tarcillavitori97
  • Perguntado 3 anos atrás

O que é a Teoria da Tectônica das placas?​

Respostas

respondido por: leonardobatistalemek
1

As placas tectônicas são formações rochosas que cobrem a superfície do planeta Terra. Essas placas estão em constante e lento movimento e essa movimentação é responsável pelos terremotos, tsunamis, formação de montanhas e atividades vulcânicas.

respondido por: lisedr
1

Resposta:

Placas tectônicas são blocos semirrígidos que formam a crosta terrestre. O movimento dessas placas é constante, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras.

Explicação:

Essas Placas tectônicas são  blocos grandes rochosos semirrígidos que constituem a crosta terrestre. Movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Teoria das Placas Tectônicas

Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.

A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

Perguntas similares