Indique onde há erro de regência nominal:
Escolha uma opção:
a. Ele é muito apegado em bens materiais.
b. Estamos fartos de tantas promessas.
c. Ela era suspeita de ter assaltado a loja.
d. Ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
Respostas
Resposta:
a. Ele é muito apegado em bens materiais.
Explicação:
O correto é: Ele é muito apegado a bens materiais.
Resposta:
Há erro de regência nominal na letra "a" (Ele é muito apegado em bens materiais). Porque a preposição correta seria "a", não "em".
Explicação:
A regência nominal é a relação entre elementos de uma mesma frase. Tais elementos são os substantivos, adjetivos e advérbios (chamados de "nomes") e seus respectivos complementos.
Como normalmente a relação entre esses elementos é mediada por uma preposição, o estudo dessa classe de palavras se torna determinante. Pois é assim que a regência nominal será identificada como certa ou não, já que cada nome requererá um tipo de preposição.
No caso apresentado, o termo apegado, contido na primeira frase (Ele é muito apegado em bens materiais), requer a preposição "a". Desse modo, quando a alternativa traz a preposição "em", a frase fica incorreta, posto que alguém se apega "a algo", não "em algo".
Um equívoco que não acontece nas demais frases. Na letra "b" (Estamos fartos de tantas promessas), o uso da preposição "de" está correta, pois quem está "farto", está farto "de algo". A letra "c" (Ela era suspeita de ter assaltado a loja) também está correta, já que quem é "suspeita" é suspeita "de algo". E na última alternativa (Ele era intransigente nesse ponto do regulamento), o nome "intransigente" requer a preposição "em" e como é um ponto tal do regulamento, ficaria "em esse", que se transforma em "nesse".