A Teoria do Comando Divino afirma que a moralidade não se baseia nas consequências de ações ou regras, nem no interesse próprio ou em outro interesse, mas sim em algo "superior" a esses meros eventos mundanos que ocorrem nos mundos humano ou natural. Baseia-se na existência de um ser de todo-bondoso ou em seres que são sobrenaturais e que comunicaram aos seres humanos o que deveriam e o que não deveriam fazer no sentido moral. Para sermos morais, então, devemos seguir literalmente os comandos e as proibições de tal ou tais seres sem nos preocuparmos com as consequências, o interesse próprio, ou qualquer outra coisa. No que concerne às críticas à Teoria do Comando Divino, analise as sentenças a seguir:
I- As dificuldades da Teoria do Comando Divino são inerentes à falta de fundamento racional para a existência de algum tipo de ser ou seres sobrenaturais e à falta de provas de que a sustentação de tal ser ou seres é suficiente para tornar racional e útil o sistema ético em questão.
II- As dificuldades da Teoria do Comando Divino se apresentam em duas perspectivas: na primeira perspectiva, o Deus único dos judeus e dos Cristãos lhe atribuiu exclusivamente os dez mandamentos. Não servem a outros povos. Na segunda perspectiva, as sociedades politeístas possuem deuses específicos e inseridos em suas trajetórias culturais específicas.
III- Com relação à Teoria do Comando Divino, é preciso questionar: mesmo que se pudesse provar conclusivamente a existência de um ente, ou de entes sobrenaturais, é possível comprovar a confiabilidade moral de tais entes?
IV- Os questionamentos a seguir também possuem validade quando aplicados à Teoria do Comando Divino: qual validade teriam as regras se uma pessoa não acreditasse em qualquer tipo de existência sobrenatural? E mesmo se aceitássemos a existência deste ser sobrenatural e seus mandamentos, como poderíamos ter certeza de que estávamos interpretando corretamente?
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
D)
As sentenças II e IV estão corretas
Explicação:
respondido por:
4
Resposta:
resposta (D) errada a correta e a (A)
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás