Respostas
Explicação
O período Arcaico da Grécia Antiga viu florescer as conhecidas cidades-estados (pólis) gregas. As pólis passavam por intensos e constantes conflitos tanto de ordem interna ao governo das próprias cidades quanto de ordem externa, como guerras. Nesse período, anterior ao florescimento da democracia em Atenas, muitos líderes aproveitaram-se de crises para usurpar o poder do governante, entrando no poder de maneira ilegítima.
É interessante notar que nem todos os tiranos da Grécia foram cruéis, autoritários e abusadores do poder. Os governos gregos anteriores à democracia ateniense eram baseados na aristocracia agrária — quando uma classe dominante, que possuía a maior parte da posse sobre as terras, recebia o direito legítimo de governar no sistema político grego, sendo que a posse de terra e o poder político eram hereditários.
Com a vinda de novos herdeiros das terras, no século VI a.C., a antiga aristocracia passou a ser questionada. Havia, pouco a pouco, uma revolta formando-se em torno do sistema político, e os legisladores Graco e Sólon, grandes reformadores da Grécia Antiga, promoveram uma mudança significativa nas leis, atendendo as reivindicações do povo. Nesse momento, passam a entrar no poder os primeiros tiranos gregos, que subverteram a ordem política vigente.
Oque é tirano
A tirania é, historicamente, um tipo de governo em que o líder chega ao poder ou continua na liderança de maneira ilegítima. Os primeiros registros de governos tiranos datam do período arcaico da Grécia Antiga (séculos VIII a.C. a VI a.C.), tanto é que a palavra tirania origina-se do vocábulo grego týrannos, que significa líder ilegítimo.
Por conta do abuso de poder e crueldade praticado por muitos governantes tiranos ao longo da história, o termo tirano passou por uma ressignificação, tornando-se sinônimo de governante autoritário e cruel que abusa de seu poder.
Pego na internet (Brasil Escola)