• Matéria: Química
  • Autor: luanaxavier213p0nm5q
  • Perguntado 3 anos atrás

Com relação aos efeitos fisiológicos, sabe-se que na natureza existem diversos enantiômeros que na maioria das vezes possuem propriedades muito distintas. Um exemplo interessante é o aminoácido asparagina. Um dos enantiômeros da asparagi-na estimula o sítio ativo das papilas gustativas, produzindo a sensação de sabor doce. No entanto, a outra forma não produz o mesmo efeito.
Observando o esquema abaixo (cores fantasia) explique por que a outra forma do enantiômero da asparagina não produz a sensação de sabor doce. Represente por meio de desenhos em seu caderno.

Anexos:

Respostas

respondido por: mlealrj
8

Os enantiômeros da asparagina, como qualquer outro enantiômero, são imagens especulares um do outro, e por isso não são sobreponíveis. Para entender o conceito de sobreponível, atente às suas mãos, onde sua mão esquerda é como uma imagem ao espelho de sua mão direita, e vice-versa, mas ao colocar uma em cima da outra, elas não ficarão iguais, ou seja, seus dedos não corresponderão. Assim é com isômeros ópticos, se colocarmos uma molécula acima da outra, elas não ficarão iguais, a disposição de seus átomos ligantes será diferente.

Ao encontrar ao sítio ativo da sensação de sabor doce, isso fará toda diferença, pois um dos enantiômeros não combinará.

Anexos:
Perguntas similares