O marca-passo é um dispositivo para estimulação elétrica do músculo cardíaco e possui um gerador de pulsos e um eletrodo. O gerador de pulsos elétricos é um circuito eletrônico miniaturizado instalado no interior da caixa torácica do paciente, e a fonte de energia é uma bateria compacta localizada fora do tórax. A bateria do marcapasso é formada pelos metais lítio e prata. Os potenciais-padrão de redução desses metais são:
Li + (aq) + e – → Li(s) Eo = –3,05 V
Ag + (aq) + e – → Ag(s) Eo = +0,80 V A ddp da pilha formada entre eles e a reação do cátodo são:
a) +3,85 V e Ag + (aq) + e – → Ag(s)
b) –3,85 V e Ag(s) → Ag + (aq) + e –
c) +3,85 V e Li + (aq) + e – → Li(s)
d) +3,85 V e Li(s) → Li + (aq) + e –
e) –3,85 V e Li(s) → Li + (aq) + e –
Respostas
Resposta:
a)
Explicação:
Pelas semi-reações de redução dadas, vemos que a prata (Ag) possui o maior potencial de redução e portanto ela se reduz.
Logo, quem se oxida é o lítio, e para acharmos o potencial de oxidação dele basta inverter o sinal da equação de redução dada. Assim, o potencial padrão de oxidação do lítico é +3,05 V.
Então para achar a ddp da pilha basta somarmos um e outro potencial:
Numa pilha, a ddp sempre é positiva, pois o processo é espontâneo. Se a ddp fosse negativa se trataria de eletrólise e não de pilha.
Além disso, numa pilha:
Cátodo: polo positivo (+) e sofre redução.
Ânodo: polo negativo (-) e sofre oxidação.
Vimos que quem está se reduzindo é a Prata (Ag+), então ela é que está no cátodo recebendo os elétrons que vêm do Lítio (este que está no ânodo).
Então a alternativa que apresenta a semi-reação de redução da prata é a "a".