ᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ
Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
Resolução da questão, veja bem.
O determinante dessa matriz é igual a 6.
Para calcularmos o determinante de uma matriz existem variados métodos que podem ser utilizados. Para esse caso em específico, poderíamos usar o teorema de Laplace ou ainda escalonarmos a matriz. Entretanto, optarei por utilizar a regra de Chió. Essa regra, por sua vez, consiste em realizar operações elementares entre as linhas e colunas de uma matriz, de forma a resultar em uma redução de ordem na mesma, facilitando o cálculo do seu determinante.
Para que utilizemos essa metodologia, devemos ter no elemento a₁₁ o número 1, o pivô. Como já temos isso, podemos iniciar a redução de ordem:
- Redução da ordem 5 x 5 para 4 x 4:
Com a matriz de ordem 4 em mãos, vamos reduzi-la a uma matriz de ordem 3. Para tanto, teremos que trocar a linha 1 da matriz pela linha 3, de modo a aparecer o elemento pivô:
Feita esse troca, teremos que a mesma mudará o sinal do determinante ao fim do cálculo.
- Redução da ordem 4 x 4 para ordem 3 x 3
Com a matriz de ordem 3 em mãos, vamos reduzi-la a uma matriz de ordem 2. Para tanto, teremos que trocar a linha 1 da matriz pela linha 3, de modo a aparecer o elemento pivô:
Feita esse troca, teremos que a mesma mudará o sinal do determinante ao fim do cálculo.
- Redução da ordem 3 x 3 para ordem 2 x 2
Pronto, reduzimos a matriz de ordem 5 dada inicialmente, a uma matriz de ordem 2, a qual o determinante é calculado de forma trivial.
Observando a matriz de ordem 2 encontrada, concluímos que o determinante da mesma vale:
Quanto as nossas trocas de sinais citadas anteriormente, as mesmas nem serão necessárias, isso pois se trocarmos duas vezes o sinal do valor encontrado, teremos o mesmo sinal. Desse modo, o determinante da matriz dada realmente é igual a 6.
Espero que te ajude!!
Aprenda mais em:
- https://brainly.com.br/tarefa/541281
- https://brainly.com.br/tarefa/31013327
- https://brainly.com.br/tarefa/10060739