• Matéria: Biologia
  • Autor: gibalinda2594
  • Perguntado 3 anos atrás

É a camada onde se inicia a queratinização através dos filamentos de citoqueratina (tonofilamentos) que, ao se ligarem com os desmossomas, estabilizam as células, tornando a epiderme estável contra pressões mecânicas (RIBEIRO, 2010). Os queratinócitos mais basais desse estrato também podem passar pelo processo de divisão celular e junto com o estrato basal formam o estrato de Malpighi. Nessa camada, encontramos uma concentração maior de células de Langerhans, com função imunológica, pois são células apresentadoras de antígenos. (SILVA et al. , 2008). Qual camada o texto se referiu?.

Respostas

respondido por: StephanyASouza
0

A região da epiderme onde se inicia a queratinização se trata da camada espinhosa e recebe este nome por conta da aparência morfológica das células que estruturam este estrato, os queratinócitos.

Quando corado e visualizado no microscópio o citoplasma de um queratinócito apresenta-se delimitado por inúmeros filamentos que causam aparência de espinhos a esta célula.

Estes filamentos tratam-se de desmossomos que são zonas de forte adesão entre células localizadas na membrana e que se coram mais intensamente, por isso é possível a visualização microscópica. Os tonofilamentos que se originam no citoplasma da célula utilizam estes locais para se ancorarem nas células vizinhas e isto confere estabilidade e resistência ao tecido.

Perguntas similares