Respostas
Resposta:
As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Para uma criança, por exemplo, é melhor engolir gotas em um pouco de água do que um comprimido.
Além disso, a forma farmacêutica se relaciona à via de administração que vai ser utilizada, isto é, a porta de entrada do medicamento no corpo da pessoa, que pode ser, por via oral, retal, intravenosa, tópica, vaginal, nasal, entre outras.
Explicação:
Depois que engolimos os remédios, qual é o caminho que eles percorrem no nosso organismo antes de finalmente agirem contra a doença da vez? Sejam comprimidos, drágeas ou cápsulas, eles passam por poucas e boas até atingirem seu objetivo final.
1. Porta de entrada
- Comprimidos, drágeas e cápsulas acessam o corpo pela boca. Há alguns comprimidos mastigáveis ou sublinguais em que a absorção é bem rápida e ocorre logo de cara. Eles são usados em situações de emergência como um infarto
2. Túnel até a barriga
- Os medicamentos passam pela garganta, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Lá, o ácido clorídrico quebra o comprimido em pedaços menores. As drágeas e cápsulas são resguardadas por peliculas,e isso impede que elas sejam destruídas nessa fase.
3. Prontos para ação
- A etapa final do processo acontece no duodeno, o primeiro trecho do intestino delgado. Cápsulas e drágeas finalmente perdem seu envoltório e são assimiladas. A digestão dos comprimidos ,que se iniciou no estômago,também e finalizada.
4. Missão dada…
- Os princípios ativos caem na corrente sanguínea e passam a circular pelos vasos. Quando chegam ao local em que vão agir, se ligam a receptores presentes na superfície das células e desencadeiam uma série de reações.É sua missão terapêutica está terminada.
Comprimidos
Mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga, como o amido ou a goma arábica. Eles são compactados até ficarem uniformes.
Drágeas
Bem similares aos comprimidos. A diferença está numa película externa, que impede a degradação dos seus compostos.
Cápsulas
Revestidas de um material gelatinoso para proteger o conteúdo interno e facilitar a deglutição. Podem ser sólidas ou líquidas