se na idade média Deus era considerado o centro de tudo no Renascimento esse lugar para ser vai ser ocupado pelo ser humano nessa frase encontramos dois conceitos que entram em conflito durante o Renascimento trata-se de :
a) do Teocentrismo e de Antropocentrismo
b) do Iluminismo e do Feudalismo
c) do Protestantismo e do Catolicismo
d) do Agnosticismo e do Etnocentrismo
Respostas
Resposta:
letra A, Teocentrismo e Antropocentrismo
Resposta:
Os conceitos que entram em conflito na passagem da Idade Média - em que Deus era o centro de tudo - para a Idade Moderna, com o Renascimento - em que o homem passa a ser o centro do universo, são: Teocentrismo e Antropocentrismo, letra a.
Explicação:
Sobre o Teocentrismo e sobre o Antropocentrismo:
- No Teocentrismo Deus e seus ensinamentos são a base da sociedade.
- Quanto ao Teocentrismo, se pode dizer que, no período Medieval, a relação entre os seres humanos e o divino era baseada na existência de uma verdade única, pautada em Jesus Cristo e seus ensinamentos.
- O Antropocentrismo foi uma das características mais marcantes do Renascimento, movimento que marcou a transposição da Idade Média para a Idade Moderna.
- No Antropocentrismo, o homem representava a mais perfeita obra de criação da natureza.
Com base nos fatos elencados acima, é possível que se diga que dois conceitos que entram em conflito na transição da Idade Média para a Idade Moderna, com o Renascimento - que representou uma reforma cultural, cientifica e literária, são: o Teocentrismo - no qual Deus era o centro de tudo e o Antropocentrismo, que colocava o homem como o centro do universo.
Saiba mais sobre conceitos conflitantes na passagem da Idade Média para a Idade moderna, aqui: https://brainly.com.br/tarefa/210478