Respostas
Resposta:
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Exemplo:
- Todos viram meu carro novo.
- A minha casa é logo ali.
Nota-se que, no primeiro exemplo, o termo “meu” refere-se ao objeto “carro” no sentido de posse. Portanto, o “meu” é o possuidor e “carro” é a coisa possuída. Da mesma forma, o segundo exemplo, o termo "minha" denota o sentido de possuidor de algo.
Os pronomes possessivos podem ter outras funções, como pronomes adjetivos, quando acompanha um nome; ou pronomes substantivos, quando substitui um nome, podendo variar de acordo com o contexto ao qual eles foram colocados. Confira os exemplos:
• Meus amigos chegaram.
Nesse caso, o pronome possessivo “meus” acompanha o substantivo “amigos”, portanto, ele é um pronome adjetivo, pois está acompanhando um nome.
• Devolveram todas avaliações, menos as minhas.
Diferente do exemplo anterior, o pronome possessivo “minhas” foi utilizado para substituir o nome “avaliações”. Sendo assim, ele é considerado um pronome substantivo.
Explicação: Espero ter ajudado.
Por favor deixa o Obrigado!