Uma certa entidade foi encontrada em um ambiente escuro no fundo no mar. Ao ser estudada, verificou-se que era formada por apenas um compartimento bem delimitado, que continha poucas estruturas em seu interior, e apenas uma molécula de DNA. Em laboratório ela se reproduziu, usando como fonte de energia o açúcar acrescentado ao meio de cultura. Explique, com base nessas informações, se essa entidade pode ser considerada um ser vivo.
Respostas
Os seres vivos são criaturas que apresentem metabolismo próprio, capacidade de se reproduzir e estabelecer relações ecológicas e evolutivas com o ambiente ao seu redor.
Com base nas características apresentadas na questão, podemos aferir que a entidade encontrada pode sim ser considerada um ser vivo.
Seres vivos
Além das característica citadas, uma das grandes características dos seres vivos é o fato de serem compostos por células, sejam muitas ou apenas uma delas. Essa é uma das grandes propostas da teoria celular, e também um dos motivos de os vírus não serem considerados seres vivos por diversos estudiosos.
No exercício, podemos entender que o compartimento único bem delimitado com estruturas e material genético é, muito possivelmente, uma célula. O fato da entidade ser capaz de se reproduzir na presença de açúcar significa que existe atividade metabólica.
Partindo dessa descrição, muito possivelmente a entidade em questão era uma bactéria ou outra forma de vida procarionte.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4578900
Bons estudos!