Um recipiente R1 estava completamente cheio de uma mistura líquida homogênea, constituída apenas por água e sal, quando seis esferas de vidro idênticas foram lentamente mergulhadas nesse recipiente. Em seguida, essas seis esferas foram cuidadosamente substituídas por apenas uma, outra esfera de vidro, cujo raio tinha o dobro da medida do raio de cada uma das anteriores. A totalidade da mistura que foi inicialmente deslocada pelas seis primeiras esferas foi armazenada em um recipiente R2 e, em seguida, toda a massa de mistura que trasbordou devido à substituição das esferas foi armazenada em um recipiente R3. Nas duas situações descritas todas as esferas haviam ficado totalmente submersas, os recipientes R2 e R3 estavam inicialmente vazios e no final das etapas a soma das massas contidas nos três recipientes era exatamente igual à quantidade inicial contida em R1 (não houve perdas e nada foi acrescentado).
Suponha agora que o recipiente R2 tenha sido aquecido até toda a água nele contida evaporar e que todo o sal assim obtido tenha sido acrescentado à mistura contida em R3
Se k indica a razão entre as massas de sal e de água da mistura inicial que havia no recipiente R1, então, na mistura final armazenada em R3 a razão entre as massas de sal e água passou a ser igual a:
a)
k.
b)
1,75k.
c)
2k.
d)
4k.
e)
8k.
GAB: 4K.
COMO FAZER?
Respostas
Resposta:
d)
Explicação:
Vamos inicialmente achar a relação entre os volumes de uma esfera pequena e da grande:
Ou seja, a esfera grande equivale a 8 esferas pequenas.
Quando as 6 esferas pequenas são colocadas em R1, transbordam da solução para R2.
Quando a esfera grande é colocada transbordariam da solução, se R1 ainda estivesse cheio. Mas já haviam transbordado antes, então só transbordam para R3.
Como a solução é homogênea, a razão k entre a massa de sal e água na mistura inicial R1 é a mesma de R2 e R3 (antes que a água de R2 seja evaporada).
Logo:
Pelo mesmo motivo (solução homogênea), as concentrações de solvente e soluto são as mesmas em R3 e R2 (antes da evaporação da água). com isso, podemos relacionar as massas de água, lembrando dos volumes e que achamos anteriormente:
Por fim, ele adicionou a massa de sal de R2 em R3 e pede a nova relação entre as massas de sal e água. Vamos escrever essa razão que, chamaremos de :