A Psicologia da Educação considera Jean Piaget como um marco teórico único. Suas ideias são nucleares e explicam a forma como a criança vai de um estado de menor conhecimento, para estados mais avançados. Conforme essa teoria entende-se que:
I- Em Epistemologia Genética, o termo genética está ligado a gênese do conhecimento, ou seja, sua origem e construção.
II- Na Epistemologia Genética, o foco está no professor e não na criança.
III- Piaget diz que o professor deve ser conferencista, somente assim, apresentando soluções prontas, podemos estimular nossos alunos.
IV- No Método Clínico piagetiano o objetivo é entender a experiência imediata da criança, compreender como elas percebem as coisas e ainda como pensam.
V- Piaget concebe o desenvolvimento humano em estágios sucessivos. Utiliza alguns conceitos para explicar o desenvolvimento, entre eles a relação com objetos, a maturação e a equilibração.
É correto apenas o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
III, IV e V.
I, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e V.
Respostas
Resposta: I, IV e V
Explicação:
A Epistemologia genética busca investigar de forma científica a gênese, ou seja, as origens dos processos de formação do pensamento e do conhecimento humanos. Para Piaget, “[...] conhecer é organizar, estruturar e conhecer a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetos de conhecimento” (FONTANA; CRUZ, 1997, p. 45). Portanto, o ato de conhecer é estruturado a partir das vivências com objetos de conhecimento, pressupondo a organização da experiência num sistema de relações. Até aqui, nenhuma novidade. Pois bem, e como isso ocorre? Para Piaget, ocorre por meio da ação do sujeito. Essa ação proporciona a adaptação ao meio por intermédio de dois processos, chamados de assimilação e acomodação.